sábado, 8 de setembro de 2012

Introdução às consultas do LINQ

Uma query (consulta) é uma expressão que recupera dados de um fonte de dados. As consultas normalmente são expressas em uma linguagem especializada de consulta. Diferentes linguagens foram desenvolvidas ao longo do tempo para os diversos tipos de fontes de dados, como por exemplo SQL para bancos de dados relacionais e XQuery para XML. 

Portanto, os desenvolvedores tiveram que aprender uma nova linguagem de consulta para cada tipo de fonte de dados ou formato de dados que eles devem oferecer suporte. LINQ simplifica essa situação, oferecendo um modelo consistente para trabalhar com dados em vários tipos de fontes de dados e formatos. Em uma consulta LINQ, você está sempre trabalhando com objetos. Você usa a mesma codificação de padrões básicos para a query e transformar dados em documentos XML, bases de dados SQL, ADO.NET Datasets,coleções .NET, e qualquer outro formato para o qual um provedor LINQ esteja disponível.

Três Partes de uma consulta

Todas as operações de consulta LINQ consistem em três ações diferentes:
  1. Obter a origem de dados.
  2. Crie a consulta.
  3. executar a consulta.
O exemplo a seguir mostra como as três partes de uma operação de consulta são expressas em código-fonte. O exemplo usa uma matriz de inteiros como uma fonte de dados por conveniência; no entanto, os mesmos conceitos se aplicam a outras fontes de dados também.

class IntroToLINQ
{       
    static void Main()
    {
        // The Three Parts of a LINQ Query:
        //  1. Data source.
        int[] numbers = new int[7] { 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6 };

        // 2. Query creation.
        // numQuery is an IEnumerable<int>
        var numQuery =
            from num in numbers
            where (num % 2) == 0
            select num;

        // 3. Query execution.
        foreach (int num in numQuery)
        {
            Console.Write("{0,1} ", num);
        }
    }
}


Consulta

A consulta especifica quais informações recuperar a partir da (ou das) fonte de dados.Opcionalmente, uma consulta também especifica como as informações devem ser classificadas, agrupadas e moldadas antes que algo seja retornado.Uma consulta é armazenada em uma variável de consulta e inicializada com uma expressão de consulta. 

Para tornar mais fácil escrever consultas, translation from VPE for Csharp apresentou a nova sintaxe de consulta.

A consulta no exemplo anterior retorna todos os números pares da matriz de inteiros. A expressão de consulta contém três cláusulas: from, where e select. 

(Se você estiver familiarizado com SQL, você terá observado que a ordem das cláusulas é invertida da ordem em SQL.) 

A cláusula from especifica o fonte de dados, a cláusula where aplica o filtro, e a cláusula select especifica o tipo dos elementos retornados.Essas e outras cláusulas de consulta são discutidas em detalhes na seção http://msdn.microsoft.com/pt-br/library/bb397676.aspx. 

Por enquanto, o ponto importante é que no LINQ, a variável de consulta não pratica nenhuma ação e não retorna dados. Ela apenas armazena as informações que são necessárias para produzir os resultados quando a consulta for executada em algum momento posterior

Exemplos

 var evenNumQuery =
    from num in numbers
    where (num % 2) == 0
    select num;

int evenNumCount = evenNumQuery.Count();


List<int> numQuery2 =
    (from num in numbers
     where (num % 2) == 0
     select num).ToList();

// or like this:
// numQuery3 is still an int[]

var numQuery3 =
    (from num in numbers
     where (num % 2) == 0
     select num).ToArray();



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário